Rede Globivox

PORTAL GLOBIVOX:
Globivox de Comunicação

I- CARACTERIZAÇÃO

O que é o Globivox?

GlobiVox é uma central, uma rede plural de comunicação virtual; reúne diversos sítios, com amplo e diversificado temário.

1. Espaço de reflexão: Compartilhamento e ampliação de conhecimentos de todos os seus leitores e colaboradores: veículo de cultura, entretenimento e socialização de conhecimentos; é um veículos de compartilhamento de sabedoria e de filosofia.

2. Ponto de encontro, é um espaço de convivência e intercâmbio;

3. Espaço de Entretenimento: A boa convivência supõe uma certa jovialidade, simpatia e empatia. Assim quer ser o GlobiVox. Quer ser um espaço aprazível, cordial e instigante.

4. Divulgador dos grandes valores e sucessos dos povos e comunidades falantes da língua portuguesa, espalhados pelo mundo, promovendo o conhecimento mútuo, a cooperação e a prosperidade solidária.
É um espaço acolhedor, aberto a todos os povos e culturas, sem discriminação. É um espaço universalista, a partir do local.

5. Espaço de Pesquisa: Fornece elementos e roteiros para palestras, trabalhos escolares ou apenas para enriquecimento e esclarecimento próprio.

6. Quer Construir “Pontes” para aproximar as pessoas, em termos de idéias, superando antagonismos e paradoxos, buscando harmonia, paz na diversidade, com respeito, reciprocidade e alteridade.

7. Articulador de wesites: Do GlobiVox, o leitor internauta percorre diferentes sites (sítios) especializados e autônomos, ao alcance de um clique.
REDE GLOBIVOX, sem fronteiras, é mais de uma dezena de sítios.

II- APRESENTAÇÃO

1. O Mundo Lusófono:
O Mundo da Lusofonia abrange um espaço muito mais amplo do que os oito países de Língua Oficial Portuguesa – os conhecidos PALOP, reunidos na CPLP.
Desde o século XVI, a Língua portuguesa está disseminada pelos quatro cantos do mundo.
Legalmente existem 08 (oito) países de Língua Oficial Portuguesa: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé, Guiné Bissau e Timor Leste.
A Galiza, região autônoma da Espanha, reivindica o estatuto de Povo Lusófono.
Hoje, a presença da língua portuguesa, pelo mundo afora é muito intensa. Será difícil encontrar um país de nosso globo em que não viva uma comunidade de falantes da Língua Portuguesa.
De Norte a Sul e de Leste a Oeste, ouve-se e fala-se esta língua culta e bela, versátil, gentil e hospitaleira…
Somos mais de 250 milhões de lusófonos distribuídos pelos quatro cantos do mundo.
O Pacto Lusófono Mundial – PLM – é um movimento sociocultural e cívico que reúne e se dirige a pessoas do amplo universo lusófono, em sua dimensão universalista.

2. Rede Vox.
Para atender a essa realidade altamente complexa, criamos REDE VOX DE COMUNICAÇÃO, somando-se a muitas outras redes em operação, pelo mundo a fora.
A Rede Vox tem como ponto de articulação o portal GlobiVox.
A Rede Vox tem, como destaque, a filosofia, a cultura, a lusofonia e a cultura dos povos Latinos.
Além do destaque à Lusofonia, desenvolve outros temas matriciais que dão suporte a todo o trabalho. Para compreender a Lusofonia, precisamos ter certo domínio de outros conhecimentos específicos.
Para gerenciar e alimentar esta REDE Vox, queremos contar com todos quantos querem levantar bem alto a Bandeira da Lusofonia. Esta é a bandeira de solidariedade, da hospitalidade, da pluralidade na unidade, da integração e da prosperidade… Acreditamos nesta Bandeira: A Lusofonia e os povos Latinos têm um grande futuro, se cada um souber fazer a sua parte. Se todos colaborarem.
“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. (F. Pessoa).

3. Diretrizes – PHG.
A REDE VOX segue os Princípios e Diretrizes do Pacto Humanista Global – PHG, que você pode ler adiante. Os websítios da REDE VOX procurará que o conteúdo apresentado seja agradável e atraente, evitando criar confrontos inúteis ou estéreis.
Estimula a diversidade de opiniões, com coerência e respeito à dignidade das pessoas.
No entanto, nos parâmetros dos “Princípios e Diretrizes” do Pacto Lusófono, não deixará de se posicionar diante de atitudes falaciosas, no espaço que cultivamos e defendemos.
A Rede Vox e suas ideias-força situam-se em perspectivas positivas e rejeita atitudes autoritárias, derrotistas ou discriminatórias.
Pode abordar políticas, mas em perspectivas apartidárias e construtivas.
A Rede Vox é um espaço para quem assume o pensar como direito e obrigação, e jamais abdica desse direito; também não se omite nesse dever.
Queremos fazer parceria com outras redes afins.
Queremos ajudar a difundir o trabalho e as ideias de quantos militam neste campo de comunicação, com competência, ajudando a consolidar a nossa grande Pátria Lusófona e global, numa sociedade multicontinental e multicultural, una e diversa.

III- INTERCÂMBIO CULTURAL

1. Edubraz e Nova Alvorada.
O Instituto Edubraz, como ONG, organiza e gerencia a REDE VOX para intercâmbio de informações e intercomunicação.
A supervisão da Rede é do INSTITUTO NOVA ALVORADA – NOVAL, em suas linhas de produção.
A Rede Vox abre espaço para parcerias e intercâmbios, para que os interessados possam, nestes espaços, compartilhar seus conhecimentos e vivências do mundo ou apenas se informar.
A REDE VOX quer ser um espaço aprazível de informação e entretenimento, inter-relacionamento, pensamento, reflexão e interação. É um espaço de debate e opinião. Segue a linha de pensamento do Movimento Pacto Humanista Global (PHG), na perspectiva da Macrópolis (por um mundo melhor para todos).

2. Parceiros e Colaboradores.
Todos os parceiros e colaboradores da Rede Vox assumem o compromisso de respeitar as Normas e Diretrizes do Google e a Legislação pertinente. Assim não são permitidas agressões, injúrias ou divulgação de notícias depreciativas, injustas discriminações, nem fazer apologia da droga, da violência, do racismo ou de qualquer atitude ofensiva à ética, ao bom nome das pessoas, e à liberdade dos povos.

3. Posicionamento Ético e Jurídico.
De partida informamos que os responsáveis pelos websítios da Rede VOX e seus coligados não concordam necessariamente e nem respondem pelos trabalhos e informes divulgados nos websítios sob sua administração ou coligação.
Os textos são de responsabilidade de seus signatários ou da instituição que os publicou. Cada um responde pelo que faz e faz jus aos próprios méritos.
Quem notar algo que merece reparo, por favor nos comunique, para as devidas providências, pois erros ou imprecisões às vezes passam por mero descuido. Caso, por descuido, haja transgressão de direitos autorais, é favor comunicar-nos para as devidas verificações e providências.

4. Normas Éticas do Google.
Para integrar a Rede VOX, cada um sabe que deve respeitar nela: as normas de ética e respeito mútuo, as boas maneiras e atender às normas legais e ás normas do Google ou outras…
Para evitar constrangimentos desnecessários é preciso envidar esforços para que os websítios sejam sempre espaços agradáveis e cordiais, que deem entretenimento e que nos enriquecem, mesmo ao abordar assuntos eventualmente controversos. A ousadia positiva e ética deve ser estimulada.

5. Parcerias e Intercâmbios:
Os websítios da REDE VOX estão abertos para fazer parcerias e intercâmbios com outros websítios ou eventuais blogues de objetivos idênticos, nos termos dos Princípios e Diretrizes do PACTO HUMANISTA GLOBAL, com as quais os parceiros e colaboradores concordam previamente.

6. Ampliação Desejável da Rede.
Gostaríamos de fazer parceria com instituições interessadas de todos os países de Língua Portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Timor Leste), da Galiza, e de grupos organizados em todos os países do mundo, onde quer que haja uma comunidade lusófona, incluindo escolas, espaços universitários, casas da comunidade, como Gabinetes Portugueses de Leitura, etc. No Brasil, gostaríamos de ter parceiros, em todos os Estados da Federação.

7. As condições básicas:
a- Concordar com os Princípios e Objetivos do PACTO HUMANISTA GLOBAL (PHG), fixados em sua Carta de Princípios e Diretrizes.
b- Ser estudioso, disposto a compartilhar saberes e experiências bem fundamentadas e adequadamente analisadas;
c- Atender às exigências da ética, boas maneiras e qualidade.
d- Questões circunstanciais de política partidária preferimos não abordar.
e- Atender às exigências éticas e legais do Google e outras pertinentes.

8. Contrapartida da Parceria.
Contrapartida O websítio dos parceiros e colaboradores, conveniados serão divulgados, como LINK, em nosso websítio, a partir da etiqueta do menu: Websítios Parceiros. Como contrapartida também o nosso websítio é divulgado, como LINK, no websítio dos parceiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Por um mundo Uno e Plural

%d blogueiros gostam disto: